Destaques

Prefeito Adelminho Calheiros realiza reunião com vereadores do município para apresentar novo projeto do Farinheiro e discutir a falta de água na cidade

No final da tarde desta quarta-feira, 22, o prefeito Adelminho Calheiros esteve reunido com os vereadores (Heitor Robson, Manoel do Sindicato, Kalline Coimbra, Célia Rita, Fernando Malta e Dedé Almeida) do município para apresentar o novo projeto de reconstrução do Farinheiro, o qual se tornará num Centro Cultural. Neste semana, o projeto encaminhado pela prefeitura ao Governo do Estado foi aprovado junto à Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. A obra será iniciada em breve no município. Outro assunto abordado na reunião foi a questão da falta de água na cidade, em decorrência do período de estiagem.

“Apresentei o projeto da obra de construção do Centro Cultural do município ao governador do Estado, o qual será erguido no local onde antes existia o Farinheiro [prédio que foi demolido em outubro de 2014]. Vamos resgatar a história do nosso povo e fortalecer a cultura capelense. No antigo Farinheiro, tivemos grandes momentos de apresentações culturais, artísticas e carnavais. Agora, o local que no passado também serviu para expandir a economia do município, voltará a ser uma forte referência para o nosso povo e principalmente alavancar o turismo na cidade, assim como na região em geral. Estamos extremamente contentes por garantirmos a concretização desse sonho ao povo de Capela, por meio do apoio do governador Renan Filho”, acrescentou o prefeito Adelminho Calheiros.

O gestor ressaltou a relação institucional entre Câmara de Vereadores e a prefeitura. “Gostaria de agradecer a participação dos vereadores que acompanharam de perto na reunião de hoje e puderem ver como será relevante para o município a obra do Centro Cultural. Temos mantido uma boa relação institucional [Câmara de Vereadores e prefeitura]. O objetivo é coletivo e a luta é para defender os interesses de toda a população”, completou o prefeito.

Outra pauta discutida na reunião foi a falta de água. Durante toda esta quarta-feira, o prefeito Adelminho, o gerente da Casal, Joacir Conceição e técnicos do órgão, além do ex-prefeito Valderez Morais, percorreram diversas comunidades rurais do município e visitaram açudes que poderão ser usados em caráter emergencial para abastecer toda a cidade. O procedimento está sendo analisado tecnicamente e pode ser uma medida muito eficaz para amenizar o sofrimento da população com a falta de água, uma vez que os efeitos da seca comprometem consideravelmente o abastecimento da cidade. O nível de água do Paraibinha [afluente do rio Paraíba, o qual também se encontra em estado de calamidade], tem baixado drasticamente. Atualmente, o nível de água contido na barragem não é suficiente para bombear água à cidade.