Destaques

Secretária de saúde de Capela e coordenadores participam de reunião para discutir estratégias de combate ao Aedes aegypti

Na manhã desta segunda-feira, 13, diversos gestores em saúde estiveram reunidos no Conselho Regional de Medicina, para debater estratégias de combate ao Aedes aegypti em todo o Estado. O evento foi promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), em parceria com Defesa Civil Estadual, a qual é coordenada pelo major Moisés Pereira. Capela foi representada pela secretária de saúde, Maria Aparecida, e os coordenadores Edvaldo Marques [da Atenção Básica] e Patrick Leite, coordenador da Vigilância Epidemiológica. O I Encontro sobre Vigilância em Saúde, serviu para traçar inúmeras ações de combate ao Aedes.

“O evento foi de grande utilidade para os nossos profissionais. Por meio de todas as ações que estão programadas, as quais serão executadas por equipes da Defesa Civil do Estado, em conjunto com os trabalhadores da saúde de todos os municípios alagoanos, a luta contra o mosquito Aedes aegypti será intensa”, disse a secretária Maria Aparecida.

O prefeito Adelminho Calheiros elogiou as ações que serão realizadas de maneira integrada. “Com a apoio da Defesa Civil do Estado, Exército Brasileiro, Sesau e Secretaria de Recursos Hídricos do Estado, os municípios terão os seus trabalhos de combate ampliados e todos esses esforços irão ajudar imensamente as ações preventivas. Essa luta é de todos os municípios e com a parceria de todos os órgãos os resultados serão satisfatórios”, complementou.

De acordo com dados fornecidos pela Sesau, em 2016, foram contabilizados 18.473 casos de chikungunya; 8.126 de Zika e 23.966 de dengue, em Alagoas.