Cultura e LazerDestaques

Uma história humanizada! Usuários do CAPS de Capela vivem uma nova realidade e hoje se destacam pela produção do artesanato

Quando assumiu a prefeitura de Capela em janeiro do ano passado, o prefeito Adelminho Calheiros encontrou o CAPS parado e os pacientes que precisavam de assistência psicossocial sem atendimento. Mas o cenário começou a mudar com a reativação do órgão e o tratamento humanizado passou a fazer parte da vida dos pacientes. Hoje, além do acompanhamento constante por parte de profissionais de saúde especializados, os usuários vivenciam uma nova história e agora, confeccionam seus trabalhos por meio do artesanato, o qual tem ganho destaque em âmbito estadual.

O prefeito Adelminho Calheiros exaltou as atividades que estão sendo promovidas no CAPS, bem como o desempenho dos usuários. “Quando falamos em cidadania e humanização, nos lembramos do trabalho que tem sido desenvolvido no CAPS do nosso município! Os usuários estão se destacando na produção de artesanato e expondo suas obras de arte. Tudo isto é resultado de um planejamento construído à base de uma nova realidade psicossocial. Acompanhar e participar de um progresso como este nos enche de muita alegria e amor no coração. Quando assumimos a gestão do município, o CAPS estava inativo, e prontamente, restabelecemos os serviços no órgão. Quem visita o CAPS hoje, vislumbra uma Nova História, na qual quem mais precisa tem seus direitos garantidos. Parabéns a toda a equipe e aos usuários, que agora também difundem a arte em nossa cidade e Estado”, disse o gestor.

Na última sexta-feira, 18, data em que é marcado por mobilizações em prol da Luta Manicomial, os usuários do Caps de Capela estiveram no centro de Maceió, onde participaram de diversas ações e expuseram seu artesanato.